Milésimos de ouro em semijoias: você sabe o que é?
-
Falamos recentemente aqui no blog sobre os banhos feitos nas semijoias. Em uma das etapas desses banhos, são utilizados metais nobres como o ouro, que aumentam o brilho e a durabilidade da semijoia. No entanto, é importante saber que a quantidade de ouro aplicada também faz diferença no acabamento do produto.
-
-
O aumento na durabilidade do produto que passa pelo banho de ouro é proporcionado pela forte resistência que o ouro tem à oxidação e às substâncias corrosivas.
Por isso, mesmo semijoias que não tenham o ouro como cor final costumam ganhar ao menos uma fina camada do material para durar mais tempo.
-
-
O que são milésimos de ouro?
É aí que entram os milésimos de ouro, que vamos explicar aqui. De forma simplificada, podemos dizer que quanto maior a quantidade de milésimos de ouro usada no banho do produto, mais durável e de maior qualidade ela é.
Assim, é possível estabelecer uma relação direta entre os milésimos utilizados e o tempo de vida útil do produto:
- 1 a 2 milésimos: baixa durabilidade;
- 3 a 4 milésimos: boa durabilidade;
- 5 a 7 milésimos: ótima durabilidade;
- 8 a 10 milésimos: excelente durabilidade.
No caso de semijoias com banho flash, por exemplo, são aplicados menos de 1 milésimo de ouro no produto.
-
-
É importante ressaltar que não é necessariamente obrigatório que todas os produtos possuam a mesma quantidade de milésimos de ouro para que a qualidade seja a mesma. Nos brincos, por exemplo, que não sofrem tanto atrito com a pele, podem ser banhados com uma quantidade menor de ouro, sem que perca a qualidade. Já anéis e pulseiras, por exemplo, precisam de uma maior quantidade de ouro para garantir o brilho por mais tempo.
Aqui na Michelle T. Joias temos vários produtos banhados a ouro, confira nosso site!
Agora você já sabe como escolher melhor suas semijoias e garantir acessórios de qualidade!