Qual a diferença entre ourives e designer de joias?
-
Anéis, brincos, colares, correntes, pulseiras, berloques... Todos esses itens carregam, desde a antiguidade, significados variados, como poder, elegância e luxo, além de compor a personalidade de uma pessoa e demonstrar os gostos que possui. O trabalho para produzir esses acessórios e fazê-los chegar na joalheria é longo e envolve desde ourives até designer de joias.
Quem gosta de ficar por dentro do mundo das joias já deve ter lido por aí as expressões "designer de joias" e "ourives". Mas você sabe exatamente o que significa cada uma dessas funções?
Designer de joias
A profissão de designer de joias é bastante relacionada ao mundo da moda. É um trabalho que traz um certo glamour ao profissional, pois suas peças podem ser usadas por artistas e vistas no mundo todo. Além disso, geralmente, as joias são feitas de pedras preciosas, materiais raros e caros. Isso traz todo um encantamento em torno desse trabalho.
Mas para chegar a esse nível, além de buscar uma boa formação em design, o profissional deve ser muito criativo. Em outras palavras, ter habilidade para deixar sua marca pessoal nas peças. Pois uma joia também é uma forma de expressar conhecimento ou cultura, ou ainda uma mensagem. Para isso, é preciso ter domínio de todo o processo de produção de joias. É aí que entra o designer de joias.
-
-
O designer de joias cria, desenha e encaminha a peça a um ourives para que a execute. Essa profissão teve uma grande valorização e reconhecimento nos últimos anos devido a tendências europeias de “assinar” uma peça, como se fosse uma “obra-de-arte”.
Para ser um designer de joias, a pessoa pode ser graduada em Design Gráfico, Desenho Industrial ou até mesmo fazer cursos específicos dentro da área.
Ourives
Esse nome pode soar um pouco mais estranho, mas nada mais é do que o responsável por manipular metais e pedras preciosas.
O ourives é o especialista nas técnicas de joalheira. É o profissional que executa as peças desenhadas pelo designer. Ou seja, geralmente as peças não são de sua autoria. O ourives não tem o papel de criar peças, e sim colocar em prática os desejos do cliente e também os projetos de coleções. O ourives pode fazer cursos específicos na área para se tornar um profissional.
Em geral o ourives se dedica à execução da peça em si, deixando os trabalhos de cravação, gravação, banhos eletrolíticos, esmaltação etc. a profissionais que se dedicam exclusivamente a essas áreas.
-
-
O profissional que trabalha com joias pode ter as duas funções, claro. Existem ainda diversas outras funções dentro do mundo da joalheria, como o modelista, o fundidor, o cravador, o gravador, o lapidário... mas vamos deixar para falar sobre isso em outros posts.