Pérola: um elemento sofisticado e atemporal

14/07/2020
  • Pérolas fazem parte da nossa vida mesmo fora do universo das joias e semijoias. Quando crianças, adoramos a possibilidade de encontrar uma conchinha na praia com uma bolinha brilhante e belíssima lá dentro! Mas crescemos e aprendemos que as pérolas são materiais orgânicos produzidos por moluscos específicos, e que não são tão fáceis de se encontrar na beira da praia.

  • Michelle T. Joias
  • Uma ostra precisa de pelo menos 5 anos para produzir uma pérola de tamanho médio. Para pérolas menores, com 12 milímetros de diâmetro, são necessários 3 anos. Por toda essa complexidade e tempo, as pérolas são consideradas pedras preciosas e por isso, com alto valor.

    A pérola é uma paixão mundial e foi fundamental para a história da joalheria, da moda e das artes. Desde sua descoberta, encanta a todos. São anos de tradição e história.

  • Michelle T. Joias
  • Apesar das pérolas serem mais conhecidas pelo tom champagne, existem pérolas de outras cores. Elas podem ter um tom de branco, creme, dourado, negro, azul e até verde! As cores não têm relação com a qualidade da pérolas, apenas as diferencia esteticamente. O acabamento brilhante e cintilante das pérolas vêm do nácar, um material orgânico que é depositado no processo de formação da pérola.

     

    Tipos de pérolas

    Atualmente, no entanto, a maior parte das pérolas utilizadas na joalheria é feita por um processo de cultivo em locais especializados. Podemos dizer que existem alguns tipos principais de pérolas encontradas em semijoias e joias em prata:

    Barroca: são as pérolas sem forma geométrica definida. Ou seja, são todas aquelas que, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade.

    Shell: são aquelas fabricadas industrialmente com um substrato de porcelana recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra, o que proporciona um brilho diferenciado e perolado. Como tem um cultivo artificial, seu formato é perfeitamente redondo, sem irregularidades como as pérolas naturais.

    De água doce: são cultivadas em lagos de água-doce no Japão e na China. Encontram-se em formas, tamanhos e cores muito variados.

    Antigamente, gregos associavam a pérola com amor e casamento, eles acreditavam que a pérola promoveria harmonia no casamento e preveniriam recém casadas de chorarem. Ainda segundo a tradição, acredita-se que a pérola significa pureza e beleza, assim como as qualidades que uma noiva deve ter no dia de seu casamento.

    Outra curiosidade, é que agora em julho estamos sob influência do signo de Câncer, que é do elemento água e é representado pelo caranguejo. Logo, a pedra que ele tem mais afinidade é a pérola.

    No mundo das semijoias, podemos encontrar diversas peças com pérolas! Além dos clássicos colares de pérolas, temos anéis, brincos, pulseiras e até ear cuffs!

     

    E se você também ficou encantada com o mundo das pérolas, confira nossas peças com esse elemento charmoso e sofisticado!

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.