Semijoias esmaltadas: uma tendência cheia de cor e estilo
-
As semijoias esmaltadas já são uma tendência, mas muita gente ainda não conhece esse tipo de peça. O acabamento costuma lembrar uma pintura feita com tinta esmalte, por isso tem esse nome.
Os acessórios resinados ou esmaltados além de serem semijoias super sofisticadas, atendem a diversos gostos e estilos, desde os brincos esmaltados com zircônia até os brincos esmaltados banhados também com ouro.
-
-
Essas peças têm uma grande diversidade porque as possibilidades de confecção são inúmeras, pois podem ser trabalhadas com praticamente todas as cores e não têm as limitações das pedras e dos metais.
Como é feito o acabamento esmaltado?
Os esmaltes aplicados nas semijoias ou em metais em geral (porque eles são usados também em itens de decoração) são feitos a partir da fusão de óxidos metálicos em alta temperatura, formando assim cristais que imitam vidro, que podem ou não receber cor, ao passarem pelo pelo processo de resfriamento. A dilatação desse material se molda às superfícies metálicas, formando uma camada vitrificada.
-
-
Todos esse processo resulta em um trabalho maravilhoso, porém frágil. Portanto as semijoias esmaltadas precisam receber os mesmos cuidados que as peças com outros acabamentos. Quedas e mau uso podem fazer com que o esmalte rache, levando à perda da semijoia.
Para cuidar de suas semijoias esmaltadas, tê-las sempre limpas e brilhantes você pode usar os mesmos cuidados que contamos nesse post. Assim você garante uma longa duração para as suas semijoias!
É possível encontrar brincos, anéis, pulseiras e colares com esse acabamento. Nenhuma fica de fora! No entanto, o grande sucesso fica por conta dos brincos, já que dá um destaque de cor na região do rosto. Os formatos também são bem variados, como você pode ver na galeria: