Diamante, Cristal, Zircônias ou Strass: qual escolher?

28/07/2020
  • No mundo dos acessórios, existe uma variedade imensa de materiais para a criação e confecção das peças. No entanto, alguns materiais apresentam características em comum com outras e é preciso conhecer bem para saber como são feitos e quais são as melhores aplicações para eles.

  • Michelle T. Joias
  • Materiais como o diamante, o cristal, a zircônia e o strass são frequentemente confundidos, então vamos conhecer melhor cada um deles.

     

    O que é o Diamante?

    O diamante é formado por um único elemento químico: o carbono. Devido à estrutura e às condições em que é formado, o diamante é a substância natural mais dura conhecida pelo ser humano.

    Pode ser lapidado de diversas formas, sendo que o formato de brilhante é o mais conhecido. O diamante não pode ser molhado com água, sob o risco de perder o brilho e, como os demais tipos de gema, é utilizado para a fabricação de joias, exclusivamente. Isso acontece pelo fato de ser a pedra mais valiosa do mundo, tornando a sua aplicação em semijoias e bijuterias inviável e desvantajosa.

  • Michelle T. Joias
  •  

    O que é o Cristal?

     

    Um cristal pode ter vários significados, inclusive ser confundido com vidro comum quando pensamos, por exemplo, em taças de cristal. No mundo das semijoias e acessórios o cristal é conhecido por ser uma pedra com aspecto translúcido, diferente das zircônias que são extremamente brilhantes.

    A formação do cristal se dá a partir de um processo chamado nucleação, em que materiais diversos são “misturados” compondo uma peça maior. Então, os cristais que fazem parte das semijoias se formam através de uma sintetização entre materiais como vidro, acrílico e cristal e assim ganham o aspecto final que conhecemos.

    Por serem feitos a partir de um processo sintético, os cristais também podem apresentar cores, formas e até mesmo tonalidades variadas. Entretanto, um dos grandes pontos diferentes em relação à zircônia é que o cristal tem um grau de dureza menor. Na escala Mohs, que mede dureza, os cristais apresentam uma média de 6 ou 7. Enquanto as zircônias chegam a 8 na dureza.

     

    O que é a Zircônia?

    Em sua forma natural o óxido de zircônio (que é a denominação química da zircônia) ocorre na natureza na forma de um mineral raro, chamado baddeleyíta, que cristaliza no sistema monoclínico. Já a zircônia artificial, tem a mesma composição química, mas cristaliza no sistema cúbico, sendo, por isso, chamada de zircônia cúbica.

    Tanto a baddeleyíta quanto a zircônia cúbica são usadas como gema, sendo a zircônia cúbica muito mais conhecida por ser a mais perfeita imitação de diamante já obtida. Ela serve também para imitar outras gemas, como a ametista.

    Portanto, há dois tipos de zircônia: a natural, monoclínica, chamada de baddeleyíta; e a artificial, cúbica, chamada de zircônia cúbica.

  • Michelle T. Joias
  • O que é o Strass?

    O strass é uma pedra sintética feita de vidro ou acrílico que tem sua base revestida de metal para dar mais brilho a pedra, sendo ela mais barata do que zircônia, porém com a beleza e durabilidade bem inferior.

    O strass é colado nas peças, perde o brilho e estraga com facilidade em contato com a água. Ele pode ser encontrado em diversas formas como: strass cônico, de base reta, engramados de strass, correntes de strass, variando também de cor e tamanho. Por ter essa constituição, acaba sendo um elemento bastante barato e presente em bijuterias, mas com qualidade inferior.

    Aqui na Michelle T., trabalhamos principalmente com peças de zircônias! Aproveite para conhecer nossas peças e garanta as suas!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.