Qual a diferença entre joia, semijoia e bijuteria?

04/08/2020
  • São muitos os tipos de acessórios e ornamentos que lidamos no dia a dia. Desde os detalhes das roupas, até mesmo maquiagens e enfeites para as orelhas, as mãos, os pulsos...

    Dentro do mundo dos acessórios sempre ouvimos falar de joias, semijoias e bijuterias. É quase impossível alguém nunca ter entrado em contato com pelo menos um deles em algum momento da vida. Quando crianças, por exemplo, as mães furam as orelhas das filhas ainda bebês, fazendo com que haja o primeiro contato com uma joia.

  • Michelle T. Joias
  • No entanto, existem diferenças importantes entre essas categorias. Elas vão desde valores, tipo de confecção, variedade, acessibilidade.

     

    O que é uma joia?

    As joias são peças feitas com metais nobres e pedras preciosas. Ouro e prata são os metais mais utilizados. Muitas vezes, têm design exclusivo e a sua durabilidade é a maior de todas as categorias. Joias podem durar décadas mantendo a mesma aparência brilhante, desde que seja bem manuseada e cuidada.

    Elas acabam tendo o custo extremamente elevado por todas essas características, principalmente quando são feitas com pedras preciosas como diamante, rubi ou pérolas.

    Joias acabam sendo acessórios mais exclusivos e usadas em eventos mais especiais. No entanto, muitas pessoas gostam de usá-las diariamente como parte do look.

  • Michelle T. Joias
  • O que é uma semijoia?
     

    A base da semijoia costuma ser de latão, sobre a qual é aplicada uma camada intermediária de metal como cobre, bronze, níquel ou paládio. A essa liga é acrescentado um banho de ouro, por exemplo, que é o que chamamos de peças banhadas.

    A espessura do banho depende de cada fabricante e é um indicativo de qualidade. Quanto mais milésimos de ouro tiver, maior a durabilidade da peça. Uma semijoia com 8 a 10 milésimos de ouro é considerada de excelente qualidade.

    Semijoias podem durar bastante tempo, desde que bem cuidadas e armazenadas. Elas são uma excelente alternativa para quem gosta de peças bonitas e duradouras, mas que não exigem o alto investimento feito numa joia, por exemplo.

  • Michelle T. Joias
  • O que é uma bijuteria?
     

    As bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. A bijuteria pode ser feita de diversos materiais, como vidro, plástico, miçangas e metais menos nobres. Em alguns casos, pode ser acrescentada uma camada bem fina de ouro, processo denominado flash de ouro. Em razão disso, bijuterias oxidam muito facilmente, uma vez que o material com que são feitas não é dos mais resistentes. O design das bijuterias não é exclusivo, visto que é um produto vendido em alta quantidade por conta de seu baixo valor.

    Sua durabilidade é infinitamente menor comparada a uma joia e até mesmo a uma semijoia bem cuidada.

    Como a produção das bijuterias envolve materiais como níquel, o usuário fica sujeito a alergias e irritações, que raramente acontecem com metais nobres.

  • Michelle T. Joias
  • Um resumo ilustrativo das diferenças:

  • Michelle T. Joias
  • Aqui na Michelle T. trabalhamos com joias em prata e semijoias diversas. Nossas semijoias são da mais alta qualidade, por isso não têm níquel em sua composição. Temos uma seleção incrível de peças para você que gosta do básico ao sofisticado. 

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.