Pedras preciosas, naturais e artificiais: qual a diferença?

18/08/2020
  • O mundo das joias não seria o mesmo sem as pedras. Por mais que os metais sejam essenciais na criação das joias, as pedras não ficam de fora e, muitas vezes, são o elemento principal de diversas peças.

  • Michelle T. Joias
  • No entanto, mesmo dentro do universo da pedraria, existem características importantes que devemos considerar ao escolher uma joia ou semijoia com pedras.

    Você já deve ter ouvido em pedras preciosas, pedras naturais, pedras artificiais, não? Mas qual é a diferença entre todos esses tipos?
     

    Pedras Naturais

    A primeira coisa que devemos abordar, é o uso do termo pedra. As pedras nada mais são que minerais formados pela natureza após milhares de anos em processos geológicos. Quando se trata de pedras preciosas, o termo Gema é mais adequado. Esta nomenclatura começou a ser usada para acabar com a diferença que havia no passado entre pedras preciosas e semi-preciosas.

    As pedras naturais são aquelas formadas pela natureza durante anos, sem influência humana. Algumas são de origem inorgânica (sem moléculas de carbono em sua composição) e podem ser minerais e rochas, tais como rubi, opala, safira e diamante, ou podem ser orgânicas, de origem animal, como a pérola, o âmbar e o coral.

  • Michelle T. Joias
  • Além da beleza, as pedras naturais também têm uma simbologia associada, pois muitas delas são tidas como talismãs e usadas como proteção. Outras possuem propriedade de cura, além das associações, como as pedras do mês do nascimento, pedras de cada profissão, que geralmente são usadas em anéis de formatura, por exemplo.
     

    Pedras Preciosas

    As pedras preciosas, ou gemas, são pedras naturais, mas levam essa especificação de preciosas por terem características como raridade, dureza, beleza excepcionais.

  • Michelle T. Joias
  • A beleza de uma gema é determinada por um conjunto de fatores como cor, transparência, brilho, enquanto a durabilidade está relacionada à resistência a ataques químicos e físicos. A raridade com que uma pedra ocorre na natureza é outro fator importante na determinação de seu valor comercial. Mas fatores como moda e popularidade também podem pesar no valor final de uma gema.

     

    Pedras sintéticas e artificiais

    Apesar de parecerem a mesma coisa, pedras artificiais e sintéticas são de materiais diferentes. As pedras sintéticas são criadas em laboratório tendo como base uma pedra natural, e são cópias perfeitas das pedras naturais. Devido ao fato de serem obtidas de material natural, o resultado pode ser semelhante à gema natural. Dessa forma a cor, densidade, brilho, índice de refração e outros podem ser bem parecidos aos da gema natural. Por isso a dificuldade em distinguir a gema sintética da natural. Em alguns casos somente usando um microscópio é possível notar a diferença.

  • Michelle T. Joias
  • A pedra artificial é feita de um material completamente diferente da gema natural, sendo uma imitação que pode ser de plástico, resina ou vidro, por exemplo. Tem, assim, um custo extremamente baixo comparado às gemas naturais, além de terem menor durabilidade.

    Agora que você já conhece os diferentes tipo de pedras, já pode escolher melhor suas peças!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.