Como guardar suas semijoias corretamente

02/03/2021
  • Já falamos aqui no blog sobre como cuidar melhor da sua semijoia para que ela não perca o brilho. No entanto, além de saber usar e fazer a limpeza, quando necessário, também é importante armazenar da forma correta. Assim você prolonga a duração de seus acessórios, fazendo com eles sempre fiquem brilhantes e maravilhosos!

  • Michelle T. Joias
  • Guardar as semijoias da forma correta, após usá-las, é super importante, afinal, tratam-se de peças sofisticadas, que foram banhadas em metais como o ouro, a prata ou o ródio, e que, para garantir sua durabilidade máxima, precisam de alguns cuidados básicos de armazenamento e limpeza.

    Para que suas semijoias continuem bem conservadas, veja quais cuidados você deve tomar.
     

    Deixar longe da umidade

    O ideal é que logo após usar os seus acessórios, você os guarde separados uns dos outros. Um porta-joias com diversos compartimentos, forrado com um tecido macio, é o tipo perfeito para preservar o brilho de seus brincos, anéis, pulseiras, colares, berloques e correntes, que precisam ficar longe da umidade e luz intensa. O tecido na caixa ajuda a eliminar a umidade, além de evitar que seus acessórios sofram riscos ou quaisquer outros danos.

    Porém, se o lugar que você mora é úmido, vale a pena colocar dentro da caixinha de joias um pedaço de giz escolar ou um pouco de sílica. Esses produtos absorvem a umidade, evitando, assim, que os acessórios percam suas características originais.

    Saquinhos confeccionados em tecidos macios, como o veludo, cetim ou camurça, podem ser a solução para guardar aquelas peças mais detalhadas; contudo, é importante que não tenham cores fortes, já que a sua tinta pode manchar alguns acessórios.

    Já para peças que usamos com maior frequência, como correntinhas e colares, é possível guardá-las em cabides dentro do guarda-roupas, por exemplo, evitando que fiquem expostos à luz e à poeira.
     

    Limpar conforme o uso

    Para que os seus acessórios continuem brilhando, é fundamental limpá-los sempre depois do seu uso. Porém, é bom manter-se longe de produtos como pasta de dente, acetona ou polidores de prata, já que podem danificar suas semijoias favoritas.

    No dia a dia, prefira usar uma flanela macia e seca para a limpeza das suas semijoias, pois ela consegue remover partículas de suor e de poluição que acabam deixando as peças opacas.

    Mas, se o dia for de fazer aquela limpeza no porta-joias, vale a pena lavar os seus acessórios com sabão líquido neutro e água corrente, porém, sem deixá-las de molho! Passe o sabão por toda a peça, fazendo movimentos de vai e vem. Em seguida, enxague e seque com um pano macio.

    Para higienizar pinos e tarraxas de brincos, pode-se usar um algodão embebido em álcool. Isso deixará a peça prontinha para usar de novo, prevenindo desconfortos nas orelhas.

    Para um bom polimento na sua semijoia, prefira uma flanela própria para isso. Dessa forma, seus acessórios ficarão livres de arranhões e novinhos outra vez.

    Guardar as semijoias de maneira adequada, sem dúvida nenhuma, ajuda a fazer com que seu brilho e a beleza permaneçam por muito mais tempo!

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.