Saiba como identificar pérolas verdadeiras

23/03/2021
  • Ainda hoje as pérolas são muito apreciadas por serem versáteis, adaptando-se facilmente a qualquer ocasião e combinando com praticamente qualquer tipo de roupa.

    Desde a antiguidade as pérolas são usadas como ornamentos para realçar a beleza. Por serem itens valiosos e muito apreciados, é fundamental reconhecer pérolas verdadeiras e pérolas falsas. Devido justamente à praticidade das pérolas, hoje em dia existem muitas falsificações usadas em bijuterias. Mas como reconhecer as pérolas verdadeiras?
     

    Como são feitas as pérolas verdadeiras?

  • Michelle T. Joias
  • As pérolas verdadeiras se formam por meio do acúmulo de carbonato de cálcio que ocorre como reação de alguns tipos de moluscos como resposta a algumas situações ambientais. Esse é um processo muito lento, que pode demorar muitos anos para ocorrer. Por isso a obtenção dessas belas pedrinhas é muito difícil.

    Por isso, as pérolas começaram a ser falsificadas para suprir as demandas do mercado e também para inseri-las em peças com menor custo. Esse tipo é fabricado por meio de processos industriais, com o auxílio de máquinas.

    Os valores de cada um dos tipos é bem discrepante e, por isso é importante saber reconhecer as pérolas falsas para não ser enganado.
     

    Como são feitas as pérolas sintéticas

  • Michelle T. Joias
  • As pérolas sintéticas geralmente são produzidas na China usando materiais comuns como plástico e vidro, que são recobertos por uma pintura perolada para imitar a pedra original.

    As pérolas falsas são muito utilizadas no artesanato e na produção de peças simples, mas é importante saber as diferenças. Nos últimos anos, com acesso a tecnologias mais avançadas os produtores têm melhorado muito a produção das falsificações, o que contribui para dificultar ainda mais a distinção entre elas.

    Por isso mais do que nunca é necessário estar atento às peculiaridades de cada tipo e usar alguns conhecimentos básicos para fazer a distinção.
     

    Dicas para reconhecer pérolas falsas

  • Michelle T. Joias
  • Apesar de não ser uma tarefa muito simples fazer o reconhecimento das pérolas falsas, existem algumas dicas importantes de características que diferenciam os dois tipos.

    • Tamanho e simetria: as pérolas falsas são produzidas por máquinas e por isso possuem sempre o mesmo tamanho. Em contrapartida por serem formadas naturalmente as verdadeiras possuem pequenas diferenças e imperfeições;
    • Brilho: as pérolas falsas brilham muito menos em comparação às verdadeiras. Uma ótima forma de analisar isso é expor a peça ao sol;
    • Peso: apesar de serem muito leves, as pérolas verdadeiras são mais pesadas com relação às falsas. Com um pouco de atenção você pode diferenciar entre os dois tipos;
    • Teste da mordida: pessoas experientes possuem prática o suficiente para reconhecer uma pérola falsa ou verdadeira apenas da sensação dela quando entra em contato com o dente.

    Diante disso é possível perceber que apesar de não ser tão simples reconhecer uma pérola falsa, ela pode ser identificada com um pouco de observação, sobretudo por pessoas que possuem experiência com isso.

    No entanto, para quem quer ter um acessório com uma pérola, pode apostar nas sintéticas que têm preços acessíveis e a mesma beleza das naturais!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.