• CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA
  • PAGUE COM PIX E GANHE 5%OFF
  • PARCELAMENTO EM ATÉ 6X SEM JUROS
  • FRETE GRÁTIS EM COMPRAS A PARTIR DE R$349

5 dicas para conservar suas semijoias por mais tempo

05/10/2021
  • A semijoia é, por definição, uma réplica de joia. Contudo, não é maciça em metal nobre, o que recebe é um revestimento fino (milésimos de espessura) em ouro, prata ou outro metal nobre. O método pelo qual essa camada é depositada na peça chama-se galvanoplastia, também conhecido como banho. A espessura do metal nobre a ser aplicado na peça, é medido em milésimos e varia muito de fabricante para fabricante.

  • Michelle T. Joias
  • Não é somente a espessura da camada final de ouro que dá a durabilidade e beleza a semijoia, mas também os seus banhos que preparam a peça, melhoram o acabamento e proporcionam melhor aderência do banho de ouro final. São eles que tornam a peça mais durável e com menor possibilidade de causar alergias.

    No entanto, mesmo sendo um banho de excelente qualidade e de boa espessura, existem cuidados necessários para que essa camada de revestimento resista aos desgastes de uso e não perca seu brilho e cor. Veja algumas dicas de como maximizar a duração e a beleza de sua semijoia!
     

    1) Atrito

    O atrito é o que desgasta com maior rapidez a camada de revestimento da semijoia, isso porque o contato constante com outros metais, superfícies ásperas e louças arranha a camada de ouro, expondo o metal base abaixo. O ouro é um metal por natureza muito mole, e por ter menor dureza que outros metais e materiais desgasta antes quando ocorre o atrito.

    Se você gosta de usar varias peças juntas, como vários anéis em um mesmo dedo ou usar suas semijoias com relógio, saiba que o atrito vai aos poucos desgastando a camada de revestimento. Tente alternar o uso das peças, minimizando o tempo de atrito, assim elas terão mais durabilidade. O ideal é usá-las separadas, ou misturar peças mais leves para que o atrito não seja tão intenso.
     

    2) Uso de cosméticos

    Perfumes, desodorantes e cremes são compostos químicos que além de água e álcool, possuem muitos outros componentes ácidos e alcalinos que agridem e causam oxidação ao banho de ouro. Retire sua semijoia antes de passar perfumes, pomadas e cremes e deixe-os secar por alguns instantes, só em seguida volte a coloca-lá.

    Se por acidente elas entrarem em contato com estes produtos, lave-as com água corrente e sabão neutro, secando-as com papel toalha e depois aqueça-as com secador para tirar toda umidade. Definitivamente, a umidade é péssima para as semijoias e sempre deve ser evitada. Guarde suas semijoias em local seco e tente colocar algumas peças de giz escolar no mesmo compartimento, pois eles absorvem a umidade do ar.
     

    3) Banho de chuveiro, piscina ou mar

    A água é oxidativa, portanto tire as semijoias ao tomar banho. A piscina além da água possui cloro, portanto, o dano é mais rápido, bastando um mergulho para ser irreversível. Água e sal também não são adequados para suas semijoias.

  • Michelle T. Joias
  • 4) Uso durante a faxina
     

    Utilizar suas semijoias durante a faxina definitivamente é uma péssima decisão. Como já falamos antes, o ouro é por natureza muito mole, e em contato com louças, talheres e panelas podem desgastar por atrito. Produtos de limpeza, baldes vassouras, esponjas e outros itens podem danifica-las. Com certeza ao final da limpeza você já verá sinais do estrago, por isso, seja prudente e retire-as antes de iniciar qualquer trabalho manual intenso.
     

    5) Semijoias e academia

    Semijoias e academia não combinam. Pode até parecer estranho, mas algumas pessoas utilizam acessórios na academia enquanto fazer exercícios. Atrito intenso com halteres e barras podem arranhar o banho de ouro em um único exercício.

  • Michelle T. Joias
  •  

    Sabe aquelas ranhuras das barras e halteres, parecem uma lixa não é? Essas ranhuras desgastam a camada de banho da semijoia em um único movimento, e é considerado mau uso em caso de você querer receber a garantia da semijoia.

    Tomando os devidos cuidados, suas semijoias vão durar por muito mais tempo!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.