Turquesa: o azul que veio para ficar
-
A pedra turquesa é conhecida por seu intenso e belo azul, muito utilizada em joias, na moda e na decoração
Com uma tonalidade entre o azul claro e o verde – que muitos dizem ser a mistura entre as cores do céu e do mar, a pedra turquesa chama atenção não apenas pela sua incrível beleza, mas também por ser utilizada para proteção, bem-estar físico e mental e muitos outros benefícios.
-
-
Origem
A pedra turquesa tem em sua composição química o fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A maior parte de suas unidades são encontradas nos Estados Unidos, França e Tibete.
-
-
Já a origem de seu nome, segundo historiadores, vem de “pedra turca”, pois seus primeiros registros são datados justamente da Turquia. Foi considerada pedra símbolo da Pérsia e muito utilizada em várias civilizações antigas.
O uso dessa pedra preciosa é registrado desde épocas antigas, quando egípcios e persas utilizavam-a constantemente na decoração de objetos. Também tem-se registros do uso por Navajos de tribos da América do Norte, os quais carregavam a pedra turquesa principalmente em batalhas, pois acreditavam que ela fornecia coragem e garra, além de proteger contra ferimentos.
Outra cultura que utiliza a turquesa há tempos é a budista tibetana. Eles acreditam que essa pedra ajuda na meditação e traz paz de espírito e sabedoria.
É uma pedra associada ao equilíbrio do sistema nervoso, à diminuição da ansiedade e dos sentimentos negativos. Esta cor transmite um ar de frescor no ambiente, além de passar um sentimento de verdade, serenidade, compreensão e saúde.
Aproveite para conferir nossos brincos em pedra turquesa natural!