• CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA
  • CASHBACK EM TODAS AS COMPRAS
  • PARCELAMENTO EM ATÉ 6X SEM JUROS
  • FRETE GRÁTIS EM COMPRAS A PARTIR DE R$399

Banho de ouro: você sabe para que serve?

01/03/2022
  • Você já deve ter ouvido a expressão “banho de ouro” em algum momento da sua vida. Muito comum para quem adora joias e acessórios, esse termo é usado para diferenciar e especificar a qualidade das peças. Mas se você não sabe exatamente o que significa, nós vamos te ajudar a esclarecer essa dúvida!

  • Michelle T. Joias
  • O que é banho de ouro?
     

    O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em recobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Esse método serve para aumentar a durabilidade e decoração da peça e é amplamente utilizado em joias folheadas.

    O banho de ouro é uma forma das semijoias folheadas ficaram mais similares às joias legítimas. Afinal, a superfície de ambas as peças ficam iguais, o que muda é o interior de cada peça. Enquanto a joia é feita 100% de ouro 18k e, portanto, não precisa de um “banho extra”, o metal base da joia folheada é o latão.

    Esse produto “bruto” em latão recebe algumas camadas intermediárias de metais como o cobre, bronze, níquel ou paládio. Depois do banho intermediário, a peça é colocada em uma solução que contém o ouro, já dissolvido. Com uma aplicação de corrente elétrica o ouro é depositado na superfície da mesma, ficando semelhante às joias legítimas.

  • Michelle T. Joias
  • O que são milésimos de banho de ouro?
     

    É a quantidade de ouro que foi utilizado no processo de galvanização da peça. Esse fator está diretamente relacionado com a qualidade final do artigo. Basicamente, quanto maior for a quantidade de milésimos de ouro usados no banho da peça, maior será a durabilidade desse produto. 

    Há também o banho de ouro tipo “flash”, que se refere à aplicação de menos de 1 milésimo de ouro na peça. Geralmente esse tipo de banho é usado na fabricação de bijuterias.
     

    Todas as peças precisam da mesma quantidade de ouro?

    Não necessariamente. No caso dos brincos, por exemplo, eles podem receber uma quantidade de ouro menor, sem que perca qualidade. Isso acontece porque sofrem menos atrito com a pele e o ambiente externo. Já em anéis e colares, por exemplo, o banho deve ocorrer com maior frequência a fim de manter o brilho e a tonalidade dourada perfeita.

    Agora que você já sabe o significado do banho de ouro, já pode escolher suas joias e semijoias com ainda mais segurança!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.